O uso das Chapas Perfuradas se estende a todos os gêneros de atividades. A diversidade de seu emprego requer uma variedade muito grande de tipos de perfurações e materiais. A especificação correta e a qualidade de uma chapa perfurada são condições essenciais para se obter rendimento máximo. A especificação correta consiste em se determinar material, espessura, perfuração, dimensão e acabamento às exigências (corrosão, abrasão, resistência, calor e demais condições de beneficiamento) do trabalho. A qualidade consiste em se confeccionar corretamente, com tolerâncias permissíveis (mínimas), o material desejado. A preocupação de orientar os consumidores nos leva a publicar este site, no qual, com uma terminologia prática, fórmulas, tabelas e relações de perfurações, procuramos dar-lhes os elementos necessários para a escolha dos tipos mais adequadas a cada uso. Além das perfurações mais comuns, relacionadas em nosso site, dispomos de outras, e a capacidade de fabricação de novas matrizes nos permite atender, dentro de certas condições, a pedidos de perfurações especiais que o consumidor necessite.
De forma geral, perfuramos queisquer chapas metálicas como Aço Carbono, Aço Inoxidável, Alumínio, Cobre, Latão, Zinco, que aceitem perfuração.
Os materiais a serem perfurados, dependendo de sua espessura e dureza, estabelecem limitações quanto à dimensões, distâncias e formatos dos furos. Como regra geral, o diâmetro dos furos dever ser maior do que a espessura das chapas. Porém, isto pode ser contornado em condições especiais, sob consulta. Atualmente, perfuramos chapas de 0,6 mm até 9,25 mm.
Os furos podem ser Oblongos, Quadrados, Redondos, Retangulares, Ovais, Onamentais entre outros.
Utilizamos chapas já padronizadas das siderúrgicas. Para outras dimensões, contamos com a solução de corte e solda.
No uso industrial, a área a ser perfurada de uma chapa que sofrerá desgastes em sua aplicação, deve-se considerar dois fatores principais, ou sejam, a resistência da chapa em função da quantidade/tempo do material a ser processado, e o respectivo desgaste nesse processamento.
Denominamos de margens Laterais as margens paralelas ao comprimento da chapa e de Terminais as margens Tranversais. Quanto às partes não perfuradas e margens irregulares será conveniente encaminhar-nos um desenho.
Podemos executar o acabamento das chapas Aplainadas, Curvadas, Dobradas, Soldadas, Cortadas e Estampas. Quanto ao tratamento de superfície fornecemos as chapas Anodizadas, Cromadas, Galvanizadas à Fogo ou Eletroliticamente, Niqueladas e Pintadas com Resina de Poliéster ou Epoxy.
Quantas peças serão utilizadas.
Deve-se ser especificado o tipo e a bitola do material a ser perfurado.
Ex:
- Chapas de aço-carbono 1010/1020 - nº11
- Chapas de aço inox 304 - nº20
Tipo de furo, disposição, distância entres os centros ou porcentagem de área aberta, assim como disposição dos furos em relação à chapa a ser perfurada (transversal ou longitudinal).
Informamos a seguir exemplo de corte de chapas perfuradas, evidenciando os dados indispensável para a elaboração da consulta, quanto ao formato e ao acabamento.